Contabilidade completa para sua empresa!

CONVERSE CONOSCO
Contabilidade digital completa para sua empresa
Nós te ajudamos a elevar o nível da sua empresa

Soluções pensadas para facilitar as rotinas do seu dia!

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

Tabelas Práticas

DEVOLUÇÃO OU RETIRADA DA MERCADORIA EM ESTABELECIMENTOS DO MESMO GRUPO ECONÔMICO DA EMPRESA E-COMMERCE OU DE TERCEIROS.

Em 09 de setembro foi publicado o Decreto Nº 5822-R DE 09/09/2024, nele foi incluído 3 artigos no Título II do RICMS/ES, que tratam do cenário do não contribuinte que adquirir mercadoria por meio de e-commerce poder retirar ou devolver a mercadoria em empresas do mesmo grupo da empresa E-Commerce ou até mesmo de terceiros.

Importante ressaltar que o referido decreto não traz no texto dos 3 artigos que esta modalidade de entrega/retirada, seja apenas para empresas com regime especial, mas sim empresas com atividade de venda E-COMMERCE.

A inclusão no regulamento traz o procedimento a ser seguido neste cenário, devendo ser realizado da seguinte forma.

O primeira art. acrescentado é o 534-Z-Z-Z-Z-Z-U que dispõe que além desta modalidade de devolução/retirada poder ser em empresas do mesmo grupo, ou de terceiros, não há impedimento para estes “terceiros” serem inclusive não contribuintes, desde que o ponto de retirada esteja localizado neste Estado

A empresa E-Commerce neste caso, deverá:

I - informar à Gefis, por meio do E-docs, a relação dos locais disponibilizados para retirada e devolução de mercadoria pelo adquirente; e

II - firmar contrato que preveja a utilização do espaço físico de ponto de retirada, quando este ponto pertencer a outra pessoa física ou jurídica.

Este dois requisitos acima podem ser cunpridos por “terceiro” ao invés do E-Commerce, quando previamente informado ao cliente por meio de plataformas telefônicas ou de informática ou utilização de outra forma, e este “terceiro” responsável deverá informar previamente à Gefis, por meio de E-docs, dessa condição. § 3°, art. 534-Z-Z-Z-Z-Z-U do RICMS/ES.

Os pontos de retirada deverão possuir espaço físico separado e exclusivo para o armazenamento das mercadorias com esta finalidade, que ficarão vinculadas aos contribuintes E-Commerce, § 4° e 5°, art. 534-Z-Z-Z-Z-Z-U do RICMS/ES.

Contribuintes de outros Estados poderão usufruir desta modalidade, desde que se inscrevam no cadastro de contribuintes do imposto deste Estado. § 6°, art. 534-Z-Z-Z-Z-Z-U do RICMS/ES.

Já os pontos de retirada e devolução da mercadoria, não precisam ter inscrição no cadastro, porém podem ser responsáveis pelo pagamento de ICMS, em caso de possíveis irregularidades, § 8°, art. 534-Z-Z-Z-Z-Z-U c/c do art. 534-Z-Z-Z-Z-Z-V ambos do  RICMS/ES.

Empresas optantes pelo Simples Nacional não poderão fazer uso destes artigos.

Por fim, com o acréscimo do art. 534-Z-Z-Z-Z-Z-W a empresa E-Commerce deverá cumprir todas as obrigações tributárias, principais e acessórias, e emissão das  NF-es para venda, devolução e retirada.

I. Venda

Além das informações habituais, de acordo com § 1°, art. 534-Z-Z-Z-Z-Z-W do RICMS/ES, a DANFE deverá conter: 

I - Grupo E. Identificação do Destinatário da Nota Fiscal Eletrônica: a identificação do consumidor final adquirente das mercadorias;

II - Grupo G. Local da Entrega: a identificação completa do ponto de entrega da mercadoria, deverá ser informado o CPF ou CNPJ do responsável do ponto de retirada; e

III - Grupo Z. Informações Adicionais da NF-e: “NF-e emitida nos termos do Ajuste SINIEF nº 14 DE 01/07/2022”.

II. Devolução

Para as devoluções a ou de retorno de mercadoria não entregue, de acordo com § 2°, art. 534-Z-Z-Z-Z-Z-W da RICMS/ES, a DANFE deverá conter: 

I - Grupo E. Identificação do Destinatário: a identificação do contribuinte que efetuou as operações previstas no art. 534-Z-Z-Z-Z-Z-U;

II - Grupo F. Local da Retirada: a identificação completa do ponto de retirada da mercadoria devolvida ou não entregue, deverá ser informado o CPF ou CNPJ do responsável do ponto de retirada. 

III - Grupo BA. Documento Fiscal Referenciado: a chave de acesso da NF-e que acobertou a operação de venda; e

IV - Grupo Z. Informações Adicionais da NF-e: “NF-e emitida nos termos do Ajuste SINIEF nº 14 DE 01/07/2022”.

II. Retirada

Nos casos de retirada, a mercadoria deve ser encaminhada em embalagem própria, com características que a diferencie dos produtos comercializados nos pontos de retirada, e deve conter fixado o respectivo DANFE, de acordo com § 4°, art. 534-Z-Z-Z-Z-Z-W da RICMS/ES, a DANFE deverá conter: 

Esta retirada deverá ser confirmada por comprovante de entrega, físico ou digital, o qual deverá ser mantido à disposição do Fisco pelo prazo decadencial, contendo, no mínimo, as seguintes informações:

I - número do comprovante;

II - nome e CPF ou RG do consumidor final não contribuinte do imposto, ;

III - data da entrega;

IV - chave de acesso da NF-e relativa à venda; e

V - conforme o caso, relativas ao equipamento que operacionalizou a entrega.

Conforme § 4°, art. 534-Z-Z-Z-Z-Z-W da RICMS/ES, deverá ser informado no documento fiscal no campo “indPres” da NF-e uma das seguintes opções:

I - “2 - Operação não presencial, pela Internet”, no caso de operação por meio eletrônico; ou

II - “3 - Operação não presencial, Teleatendimento”, no caso de operação via telefone.

Quando houver devolução da mercadoria devolvida ou não entregue deverá constar  o CPF ou CNPJ do responsável do ponto de retirada.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Proverbs Contabilidade Digital

Proverbs Contabilidade Digital

WhatsApp